Rendimento Social de Inserção

A QpI implementa a medida do Rendimento Social de Inserção no quadro de três Protocolos assinados com o Centro Distrital do Porto do Instituto de Segurança Social, I.P. e sucessivamente renovados desde 2007.

A QpI elabora e monitoriza os programas de inserção de 450 famílias residentes na área do Porto Oriental (freguesias de Bonfim e de Campanhã).

Entre os factores de exclusão, material, social e simbólica que a QpI procura superar destacam-se a desqualificação escolar e profissional dos jovens e dos adultos em idade activa, bem como o desemprego e a precariedade laboral. Em consequência, a QpI investe, desde a sua criação, na criação de estruturas de suporte às aprendizagens escolares de crianças e jovens e à formação profissional de adultos, em parceria com estabelecimentos de ensino e centros de formação profissional. Em 2012, criou uma pequena empresa de serviços, a Casa d’Ofícios, com dois objectivos: promover a formação em contexto real de trabalho de adultos beneficiários do RSI com baixas qualificações escolares e profissionais (ao abrigo de um protocolo com um Centro de Formação Profissional); ampliar as oportunidades de inserção laboral destes mesmos adultos.