Investigação

Do trabalho efectuado pela Qualificar para Incluir têm vertido diversas publicações sob a forma de:
Teses de Doutoramento
Teses de Mestrado
Capítulos de Livros
Artigos em revistas científicas

LISTA DE PUBLICAÇÕES RELACIONADAS COM A ACÇÃO DA QUALIFICAR PARA INCLUIR

Livros e capítulos de livros

– Marques, E., Queiroz, M.C. (2014), A teoria do habitus para a prática do serviço social: uma experiência de investigação-acção ao serviço da inclusão, Porto: Afrontamento.

– Marques, E., Queiroz, M. C. (2014). Social Work and habitus theory: an experience of resocialization of young at risk of social desinsertion. In Dominique Paturel (org.), Recherches en Travail Social: les approches participatives (pp. 65 -79), Nîmes: Champ Social.

– Queiroz, M.C., Gros, M. (2016) “From knowledge to action against obstacles to change” in: Kerstin Svensson, European Observatory of the Global Agenda for Social Work and Social development – Report 2016 – Promoting the dignity and worth of people. Good Examples from European Social Work, Network for Social Action (www.ensact.com).

Artigos

– Queiroz, M.C., Gros, M., Montenegro, E. (2017) “L’insertion professionnelle des bénéficiaires du RSI : une mission presque impossible ? », La Revue Nouvelle, nº 8, (Dossier : Intervention sociale et solidarités).

– Queiroz, M. C., Gros, M. (2016) “Interromper o ciclo de reprodução da pobreza na infância e na adolescência: conhecer para agir e agir para conhecer”, Investigação em Trabalho Social, 3.

– Queiroz, M. C., Gros, M. (2012) “Social insertion income: the contribution of the Association Qualificar para Incluir towards enhancing this policy”, Notas Económicas, 35, 59-73. Disponível em: http://notas-economicas.fe.uc.pt/texts/ne035n0216.pdf

– Queiroz, M. C., Gros, M. (2012) “O Rendimento Social de Inserção num contexto económico que não cessa de produzir excedentários: Contributo da Associação Qualificar para Incluir para potenciar esta medida”, Investigação em Trabalho Social, 1, 27-94.

Comunicações em congressos, em Portugal e no estrangeiro:

– Gros, M. (2017) “Combate precoce às desigualdades de acesso à língua e ao desenvolvimento cognitivo”, 1ª Conferência Internacional sobre a Infância e a Adolescência, Porto, 26-28 de Janeiro.

– Montenegro, Elsa (2017) “Combate às desigualdades de acesso à língua e ao desenvolvimento cognitivo na escolaridade primária”, 1ª Conferência Internacional sobre a Infância e a Adolescência, Porto, 26-28 de Janeiro.

– Queiroz, Maria Cidália (2017) “O objecto do Serviço Social na escola: construir uma comunidade socializadora”, 1ª Conferência Internacional sobre a Infância e a Adolescência, Porto, 26-28 de Janeiro.

– Montenegro, E., Queiroz, M.C., Gros, M.C. (2017) “L’insertion professionnelle des bénéficiaires du RSI : une mission impossible ?», 7ème Congrès International de l’Association Internationale de Formation, Recherche et Intervention Social, Montréal, 4-7 de Julho (texto on line no site www.aifris.eu

– Queiroz, M.C., Gros, M.C. (2016) “Apresentação da prática da Qualificar para Incluir contra o abandono precoce da educação e da formação”, Seminário Aprender num novo tom: Respostas ao abandono precoce da educação e da formação? Organizado no âmbito do Projecto Link, Parceria Estratégica KA2 Programa Erasmus + e Reducing Early School Leaving in Europe.eu, FPCE da UP, 1 de Julho de 2016.

– Marques, E., Queiroz, M. C. (2013) “The Habitus Theory and Social Work: a resocializing experience with young people in a social vulnerability situation », paper apresentado na International Conference on Sociology and Social Work, Aalborg University, Denmark.

– Marques, E., Queiroz, M. C. (2013) Un dispositif d’action pour ressocialiser des adolescents marqués par la culture de la pauvreté, Comunicação apresentada no 5º Congresso AIFRIS, Lille, France. Disponível em: http://aifris.eu/04exploitress/clt_fiche.php?id_article=2079

– Queiroz, M. C., Gros, M. (2013) La recherche-action: un instrument clef du travail social face à l’exclusion, Comunicação apresentada no 5º Congresso AIFRIS, Lille, France. Disponível em: http://aifris.eu/03upload/uplolo/cv2071_1356.pdf

– Queiroz, M. C., Gros, M. (2012). “Problematizar a estrutura e a cultura organizacionais que podem viabilizar um modelo educativo inovador na reabilitação social de jovens em risco de desinserção: estudo de caso”, Actas do VII Congresso Português de Sociologia, APS, Porto. Disponível em: http://www.aps.pt/vii_congresso/papers/finais/PAP0521_ed.pdf

Teses de Doutoramento

– Elsa Montenegro Marques: A transformação dos esquemas de motivação, perceção e de acção que compõem o habitus de jovens em risco de desinserção social, Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Sociologia), 2012.

– Paula Cristina Salgado Vieira: Contributos para o aperfeiçoamento das organizações onde o Serviço Social opera, ISCTE-IUL (Serviço Social), 2016.

Teses de Mestrado

– Mestrado em Serviço Social e Política Social (ISSSP) Carla Sofia de Jesus Tralhão: Trajectórias sociais de um grupo de beneficiárias do RSI: retratos sociológicos. Porto, ISSSP, 2009, orientado por M.C. Queiroz.

Susana Paula Gonçalves Lírio: Jovens originários de meios socialmente vulneráveis: como interromper o ciclo de reprodução da vulnerabilidade social? Rupturas e obstáculos na transição para a vida adulta. Porto, ISSSP, 2009.

– Mestrado em Intervenção Social na Infância e na Juvendtude em Risco de Exclusão Social (ISSSP) Ana Paula Alves Lopes Nogueira: Interromper a Reprodução Intergeracional da Pobreza em Crianças e Jovens em Risco de Exclusão Social, ISSSP, 2016, orientado por M.C. Queiroz.

Daniela Filipa Ferreira Rodrigues, “Fortalecer as famílias nas competências necessárias ao exercício da parentalidade: combater precocemente a pobreza infantil”, ISSSP, 2017, orientado por M.C. Queiroz.

Maria Teresa Saturnino Abreu Amil Dias, “Combater a Pobreza Infantil, superando os factores sociais que estão na origem da desigualdade de acesso ao domínio da língua materna”, ISSSP, 2017, orientado por M.C. Queiroz.

Maria Isabel Fernandes Marques da Fonte, “Intervenção psico-sociopedagógica, junto de crianças e jovens filhos de beneficiários do rendimento social de inserção, no âmbito do projeto educativo implementado pela Qualificar para Incluir em parceria com o Colégio Ellen Key”, ISSSP, 2017, orientado por E. Montenegro Marques.

Andreia Rafaela Bessa da Silva, “A socialização na pobreza: das privações aos desafios: a intervenção precoce como caminho para a inclusão social”, ISSSP, 2017, orientado por S. Melo.