Quem Somos
A Qualificar para Incluir, Associação de Solidariedade Social (QPl) é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, reconhecida como IPSS em 2002, cuja missão é contribuir para a interrupção dos processos de reprodução intergeracional da pobreza e da exclusão social.
A QPI promove uma resposta integrada, simultaneamente educativa, cívica, cultural e sócio-terapêutica destinada a crianças, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social.
QPI
Empatia
Inovação
Transparência
Igualdade
Inclusão
Contínua
Respostas
Com base numa análise dos factores estruturais que contribuem para a reprodução da pobreza, a QPI elege como prioridades de intervenção: a elevação das competências dos indivíduos; a promoção e protecção da infância e a criação de oportunidades de inserção laboral e participação cidadã.
A acção da QpI abrange cerca de 1500 famílias vulneráveis (mais de 3500 crianças, jovens e adultos), em um ou mais dos seguintes eixos:
Integrada
QPI
Socioeducativo
Reviravolta
Familiar e
Promoção da
Infância e
Juventude
Cidadã e
Inserção
Laboral
Parcerias
A QPI opera no sentido da concertação sistemática entre instituições sociais e educativas, organizações económicas, voluntários, etc. com vista a contrariar perdas de eficácia resultantes de intervenções sectorizadas e descoordenadas.
É nossa convicção de que só é possível criar as condições de uma verdadeira ressocialização por via da constituição de redes interinstitucionais que proporcionem o encadeamento coerente das sucessivas etapas do projecto de vida.
Documentos
Consulte aqui os documentos relacionados com as nossas actividades.
Nesta secção disponibilizamos diversos recursos que reflectem o nosso compromisso com a transparência, a partilha de conhecimento e a responsabilidade social.
Acreditamos que a comunicação clara e o acesso à informação são ingredientes fundamentais para construir uma comunidade atenta e envolvida.
Como Apoiar
A Qualificar para Incluir, Associação de Solidariedade Social (QPI) integra crianças, jovens e adultos num programa educativo intensivo e multifacetado cuja consolidação e aperfeiçoamento implicam a mobilização de recursos junto das mais variadas entidades da sociedade civil.
A acção da QPI visa não somente a aquisição da formação escolar e profissional indispensável para que os jovens e adultos alcancem uma profissão socialmente valorizada, a interiorização de valores e regras de vida necessários para se tornarem cidadãos activos e responsáveis, como, também, a participação em actividades artísticas que lhes permitam reformular e desenvolver afectos e gostos.